InformaçãoOpinião

Jovens estrelas Vini Jr e Mbappé brilham na Champions League

Jovens estrelas Vini Jr e Mbappé brilham na Champions League
Atuação de alto nível de cria do Flamengo foi exaltada no mundo todo (GettyImages)

Muito criticado pela imprensa brasileira e principalmente espanhola, Vinícius Júnior deu a volta por cima! O palco não poderia ser melhor: as noites europeias de Champions League. A rodada de ida das Quartas de Final da maior competição de clubes do continente teve como destaque principal o brasileiro. Foram dois gols na vitória maiúscula por 3 a 1 do Real Madrid sobre o Liverpool. O outro gol dos merengues foi marcado por Asensio, enquanto Salah diminuiu para os reds. 

A atuação de gala de Vinícius rendeu uma muitos elogios de todos os cantos da Europa, jornais de Madrid brincaram com a expressão em latim “Veni, vidi, vici”, transformando em “Vini, vidi, vici” (que significa ‘Vim, vi e venci’ dita pelo imperador romano Júlio César em 47 antes de Cristo). Até mesmo a publicação Sport, de Barcelona, deu nota 9 para a partida de Vini Jr, que justificou a escolha de Zidane em colocar o jovem de apenas 20 anos em uma partida de peso gigante.

Na partida, o primeiro tempo foi todo do Madrid, que jogava no Estádio Alfredo Di Stéfano, da equipe B. Na segunda etapa o Liverpool até ensaiou uma reação com um gol sofrido de Salah, mas Asensio ampliou e definiu o placar no jogo de ida. A volta promete muito, nada está definido, ainda assim o time espanhol deu um grande passo para as Semis.  

Em Munique, Mbappé foi decisivo

Um outro jovem (bem menos pressionado do que o brasileiro) também foi centro das atenções em uma partida cheia de potenciais protagonistas: Kylian Mbappé. Justamente em um PSG e Bayern, a reedição da última final da Champions. 

O francês de 22 anos deu seu cartão de visitas já nos primeiros minutos de jogo na falha de Neuer, após passe de Neymar. O segundo gol foi brasileiro, cruzamento de Neymar (segunda assistência no jogo) e gol de Marquinhos, que saiu logo em seguida lesionado. Daí pra frente só deu Bayern, que conseguiu reagir com Choupo-Moting, que tinha a ingrata tarefa de substituir Lewandowski, atual melhor do mundo não relacionado por lesão. E empatou a partida com Thomas Müller. A vitória dos bávaros parecia iminente, até que aos 68’ Mbappé apareceu de novo e marcou um golaço. Vitória francesa decretada, mas um placar que também não define nada.

Brasileiros marcaram presença 

Três gols, três assistências: esse foi o saldo brasileiro na ida das Quartas de Final da Champions League. Além dos gols de Vinícius Jr e Marquinhos, houve também as assistências de Neymar e Jorginho do Chelsea (sim, o que defende a seleção italiana, mas que nasceu na cidade de Imbituba, no litoral catarinense). Militão, revelado no São Paulo, também fez uma partida sólida contra o Liverpool. 

Gabriel Oliveira

Futebol brasileiro e mundial em textos com opinião, fatos e dados.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.