Informação

Salles e a Teletubbilândia

Salles e a Teletubbilândia

Tudo começou com um tweet da Anitta: “#ForaSalles desserviço para o meio ambiente”.

Salles, ou Ricardo de Aquino Salles, é o Ministro de Meio Ambiente. Também pelo twitter, ele respondeu: “Fica na sua aí, ô Teletubbie ! #FicaSalles”

A cantora e boa parte da nação ficaram perplexas com a resposta. Não porque ela, a resposta, tivesse vindo de um Ministro de Estado: temos visto vários deles fazendo estrepolias nas redes sociais; Salles é um dos mais ousados. A perplexidade decorre do xingamento escolhido: “teletubbie”. Por quê “teletubbie”?

“Os Teletubbies” protagonizavam um programa infantil do fim dos anos 90. As quatro criaturinhas — Tinky Winky, Dipsy, Laa-Laa e Po — viviam na Teletubbilândia e tinham cada qual uma cor (roxo, verde, amarelo e vermelho, respectivamente). Eram completamente infantilizados, para alcançar o público mais impúbere. Salles, nascido em 1975, não tem idade pra ser um fã do programa. Mas repare, caro leitor, que ele escreveu “teletubbies” impecavelmente, com dois “bb”. Sinal de que ele sabia do que estava falando. Todo programa infantil tem seus fãs crescidinhos.

Sendo ele fã ou não, a perplexidade permanecia: o que Anitta tem a ver com os Teletubbies? Ela é o oposto deles: sensual, inquieta, picante. Seu cenário é o purgatório da beleza e do caos. Suas cores são os tons morenos da pele. Seu público, o menos impúbere possível.

Ao xingamento de Salles, a cantora respondeu: “Que resposta madura. Quantos anos você tem? 12? Então é melhor sair do ministério anyway”.

Salles retrucou: “Se você conseguir demonstrar, sem ajuda de outra pessoa, que sabe quais são as capitais do Brasil ou pelo menos os nomes dos seis biomas brasileiros a gente começa conversar…”

Esta última resposta do Ministro foi reveladora. Meninos de 12 anos costumam propor esse tipo de desafio quando são confrontados. Salles parece cultivar hábitos da infância. Talvez ele goste mesmo dos Teletubbies.

Enfim, gosto não se discute. Chama a atenção, entretanto, que o bate-boca com Anitta ocorra na véspera da Cúpula dos Líderes Mundiais sobre o Clima, convocada por Joe Biden. A política ambiental do Brasil, especialmente quanto à Amazônia, está em cheque. Em meio a isso, Salles foi alvo de uma notícia-crime apresentada no último dia 14 pelo então superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, ao Supremo Tribunal Federal; o delegado aponta a possibilidade de ocorrência dos crimes de advocacia administrativa, organização criminosa e o crime de “obstar ou dificultar a ação fiscalizadora do Poder Público no trato de questões ambientais”. Salles e o Governo brasileiro terão que explicar não só tais acusações, mas também por que o Delegado foi afastado do posto logo depois de fazê-las. Não é, aliás, a primeira acusação contra ele, que responde a ações de improbidade administrativa na Justiça.

Salles enfrentará um cenário muito mais inóspito que a Teletubbilândia. Tomara que o Ministro não nos desaponte.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.