Opinião

3º lugar: Península (Barra Velha) – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

3º lugar: Península (Barra Velha) – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe
Reprodução Instagram @murilobrandt

A península é um lugar especial. Aliás, as penínsulas. Porque são duas: uma ao norte e outra ao sul da foz do Itapocu. Disse bem Adão dos Açores aqui na Abertura: o grande rio desce da serra e encara o mar; mas o mar é invencível e a fúria da água doce se espalha na lagoa. Entre esta e o oceano estão duas finíssimas faixas de terra: as penínsulas. A que fica ao sul, em Barra Velha, é o tema deste texto.

Nos quase cinco quilômetros da Península há vários picos. Certa vez eu e o Adão mapeamos dezessete. Mas três se destacam.

Nos molhes da barra fica o mais jovem pico da região. É jovem porque nasceu há poucos anos, justamente com a construção dos molhes. Ali há uma bancada ampla onde rolam todos os tipos de onda. Nos dias de ondulação forte há uma esquerda longa que vem lá de fora. Sem contar a direita tubular que quebra pra dentro do rio. Um espetáculo!

Na “Rua que Sobe” também tem uma boa bancada. Direitas e esquerdas cavadas, não raro tubulares. Nos dias de mar grande a vala pode ficar “gringa”.

Finalmente, o pico clássico da Península: a Barrinha. Difícil resumir. Bem onde termina o calçamento tem uma onda rápida que costuma entregar tubinhos. Um pouco antes, em frente à Kanaxuê, sempre vai se achar alguma boa vala. E ainda mais pro sul tem a famosa direita, linda e longa, que alguns consideram a melhor onda de Bevê.

Todos esses picos nessa curta e estreita faixa de terra, santuário natural, que chamamos de Península. Um lugar especial. Especialíssimo.


#debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

(Por #JojódoJacques)

Foi Adão dos Açores, aqui na Abertura, quem inventou essa hashtag. Assim ele recortou um pedaço do litoral catarina. Considerando este nosso pedaço, ele inventa listas das “coisas” daqui.

A primeira foi a das “10 praias mais bonitas”. A lista era dele, Adão. Agora vem a minha: “os dez melhores picos”. O surfe é uma das nossas paixões. Até por isso, é também um tema recorrente da Abertura. No auge do verão esse tema é ainda mais necessário. Então vamos aos picos.

Antes uma observação: fiz a lista com a colaboração de grandes surfistas da nossa região: frantravassos, Brunadutsol, Murilo Brandt, Radael Imhoh, entre outros. A lista é minha: sou o responsável pelas escolhas. Mas sem a colaboração dessas feras, ela nao seria tão boa. Acreditem: a lista tá espetacular!

Só mais um recado: a você, “surfista turista”, peço que respeite os surfistas locais. Os textos que escreverei terão boas informações. Todos podem consumi-las sem moderação. Mas, quando estiverem nos picos, observem as velhas regras do surfe, com toda a moderação que puderem ter.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.