Estamos a ponto de completar um ano convivendo com a situação excepcional da Pandemia de COVID-19. Vidas e atividades contidas, saúde em risco, hospitais cheios, familiares e amigos que tiveram o seu tempo entre nós abreviado.
Nesse mesmo período, eu, você e os Brasileiros em geral temos presenciado fortes conflitos entre os poderes públicos, desrespeito entre as autoridades constituídas e também descaso dessas autoridades para com a vida e a saúde do povo.
Enquanto os salários desfasados seguem sufocando a população, o preço dos combustíveis tem aumentado muito, assim como dos alimentos, do gás de cozinha, do aluguel, enfim, a vida do Brasileiro tem se tornado muito cara.
Não é por acaso que em 2020 houve um agravamento dos problemas relacionados ao alcoolismo (aumento de 93,3% no consumo de álcool) e à violência doméstica (aumento de 44,90% nos casos em São Paulo).
Também não é por coincidência que os casos de depressão, síndrome do pânico e ansiedade tenham aumentado em cerca de 90% durante o ano de 2020, segundo estudo da UERJ. São sintomas de infelicidade, perdas, frustração, conflitos e falta de expectativas.
Enquanto isso, a cisão social é profunda e bem demarcada entre aqueles que aprovam o estado de guerra ideológica instaurado no Brasil e aqueles que se opõem ao extremismo e à tentativa de dissolução de estruturas componentes do Estado Democrático de Direito, para posterior reconstrução sob outros moldes.
Mas é nesse contexto desafiador que surge a oportunidade de eu e você colaborarmos com a iniciativa proposta por Abertura, enquanto plataforma democrática que não se resume a prover informação, mas também viabilizar a manifestação de pensamento e opinião, afinal, certos temas têm sido difíceis de ser tratados até mesmo em reuniões familiares.
Para além disso, o ser humano precisa da beleza. Já cantavam os Titãs na década de 1980 que “a gente não quer só comer”. É por essa razão que a plataforma viabiliza acesso à boa música, outras artes e entretenimento.
Aqui está o início, o chute que inaugura a partida. Que ela seja cheia de emoções e que todos possamos jogar e torcer por gols e tempos melhores.
Comentários: