Informação

Endrick na mira de europeus, o recorde de Casimiro e mais – ContrAtaque Pelo Mundo

Endrick na mira de europeus, o recorde de Casimiro e mais – ContrAtaque Pelo Mundo

Joia do Palmeiras, Endrick vira alvo de Barcelona e Real Madrid

Se você acompanhou mesmo que de longe a Copa São Paulo de Futebol Júnior (a Copinha), se deparou com vídeos ou ao menos ouviu falar de Endrick: joia do Palmeiras que foi a sensação do torneio. Com apenas 15 anos, o garoto sobrou na competição, sendo eleito o melhor jogador, marcando o gol mais bonito e dando o título inédito para o Verdão.

Mas não são apenas os números e prêmios individuais que impressionam, e sim o desempenho, muito acima dos demais. As atuações, é claro, chamaram atenção de clubes do mundo todo, que certamente já estavam de olho no jovem mesmo antes do início da Copinha. Dois dos interessados são “apenas” Barcelona e Real Madrid, que nos próximos anos devem medir forças com o Palmeiras pelo futuro de Endrick. Mas jornais ingleses também relataram interesse de outros gigantes como Manchester City, Liverpool, Chelsea e Manchester United.

Se as especulações preocupam o torcedor palmeirense, o estafe do jogador já sinalizou a intenção de renovação do contrato. Assim, quando completar 16 anos em julho, Endrick poderá assinar um contrato profissional com o clube, blindando o atleta, e assegurando sua permanência no futebol brasileiro por mais alguns anos.

Com documentário sobre Neymar, Casimiro bate recorde na Twitch

Em 2021 a internet foi tomada de assalto pela sensação Casimiro Miguel, o streamer que arrasta diariamente milhares de espectadores para suas lives madrugada a dentro. No último ano, Cazé (como também é conhecido) se tornou companheiro virtual de diversos brasileiros, em conversas sobre futebol e diversos outros assuntos na plataforma Twitch.

Mas o fenômeno Casimiro alcançou proporções ainda mais assustadoras quando, na última segunda-feira, alcançou nada menos 545 mil espectadores simultâneos, quando transmitiu o primeiro episódio da série “Neymar – O Caos Perfeito”, da Netflix, em sua live. O evento contou com a presença do próprio Neymar e bateu recorde de espectadores simultâneos da Twitch no Brasil.

Casimiro também comprou os direitos de transmissão do campeonato carioca, e transmitiu na quarta-feira (27) o jogo entre Flamengo e Portuguesa-RJ. (Reprodução Twitch)

Além de Palmeiras e Chelsea, quem são as outras equipes do Mundial de Clubes da FIFA?

Anualmente, os campeões continentais se reúnem para uma competição que, apesar de reservar poucas surpresas, possui um brilho único: o Mundial de Clubes da FIFA.

Mesmo que esteja se tornando cada vez mais previsível pelo domínio europeu, o Mundial ainda atrai atenção de torcedores e equipes, principalmente as sul-americanas. Afinal esta é a única oportunidade que times do nosso continente têm de enfrentar equipes do velho continente, além dos amistosos.

Em 2022, o Mundial acontece nos Emirados Árabes Unidos, e apesar da nossa atenção estar divida entre Chelsea e Palmeiras, outras cinco equipes também estarão na briga pelo título (ou pelo menos para chegar o mais longe possível). São eles:

Al Hilal (Ásia)

Time de maior sucesso da Arábia Saudita, o Al Hilal se classificou para o Mundial de Clubes após ser campeão da Liga dos Campeões da Ásia, vencendo os Steelers por 2 a 0 na final. A equipe saudita é treinada pelo português Leonardo Jardim, ex-Mônaco e que recentemente foi especulado no Atlético Mineiro. O ‘Clube dos príncipes’ como é conhecido, inicia sua jornada nas quartas de final, enfrentando o vencedor do confronto entre Al Jazira ou AS Pirae.

Monterrey (CONCACAF)

Provável adversário do Palmeiras na semifinal, o Monterrey do México chega com a confiança em alta, inflamada pela mídia mexicana. O time se classificou para o Mundial ao vencer a Liga dos Campeões da CONCACAF, onde bateu o América na final, por 2 a 0. Mas antes de encarar o clube paulista, o Monterrey precisa primeiro passar pelo Al-Ahly (Egito) nas quartas de final.

Al Jazira (País Sede)

O segundo representante asiático do Mundial é um dos times controlados pelo grupo de investimentos Abu Dhabi United Group, que também é dono do Manchester City. Localizado em Abu Dhabi, o Al Jazira garantiu sua vaga vencendo o campeonato nacional dos Emirados Árabes Unidos, país sede do torneio.

AS Pirae (Oceania)

Podemos dizer que o AS Pirae (Taiti) é o único time que está aqui quase por acidente: é o substituto do australiano Auckland City, que preferiu não disputar o torneio por conta das regras sanitárias da pandemia. Ainda assim, em seu território o Pirae é um time vencedor, o mais vencedor da Polinésia Francesa, com 10 títulos do campeonato do Taiti. Sendo a equipe que menos gera expectativa entre as participantes, pode surpreender no torneio.

Al-Ahly (África)

Dominante no futebol egípcio, o Al-Ahly se classificou para o mundial ao vencer a Liga dos Campeões da África, com um 3 a 0 diante do Kaizer Chiefs. Líder do campeonato do nacional do Egito, o time vive boa fase, mas já de cara tem missão difícil ao encarar o mexicano Monterrey no dia 5 de fevereiro, podendo assim ser o adversário do Palmeiras na semifinal.

Palmeiras (América do Sul)

Atual bicampeão da Libertadores da América, após vencer o Flamengo na prorrogação, o Palmeiras vê no Mundial de Clubes a chance de reforçar ainda mais o status de gigante do continente, podendo ser o primeiro sul-americano campeão do mundial em 10 anos. No ano passado, o sonho do mundial foi interrompido pelo Tigres do México, ainda na semifinal. Neste ano, a sensação é a que se pode

Chelsea (Europa)

Campeão da Champions League na edição 2020/21, quando venceu o Manchester City de Guardiola por 1 a 0, o Chelsea chega como amplo favorito na competição. Apesar de tropeços na atual temporada, segue sendo um dos protagonistas do futebol europeu. O time inglês disputa seu segundo mundial, no primeiro, perdeu a final para o Corinthians em 2012.

Gabriel Oliveira

Futebol brasileiro e mundial em textos com opinião, fatos e dados.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.