Opinião

6º Lugar: Costão do Tabuleiro (Barra Velha) – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

6º Lugar: Costão do Tabuleiro (Barra Velha) – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe
Foto por @daniel_xurros

A poucos metros do costão da Praia do Tabuleiro, submersa no mar, há uma curiosa formação calcária do tamanho de uma geladeira. Alguns a chamam de “pedra que chupa”. Na verdade, é a pedra fundamental do surfe barravelhense.

A ondulação se aproxima da costa e, no exato instante em que passa sobre a pedra, cria-se a onda. Uma esquerda longa e rápida. Um pico peculiaríssimo, com uma geometria intrigante, descrevendo uma linha que faria Pitágoras pirar. Um clássico do surfe desta região. Não admira que Samir Mattar, saudoso ex-prefeito, tenha construído uma torre de luz só pra ela.

Por ali passaram os grandes surfistas locais: Chero, Gordo, Tomas, Dr. Maurício. Por ali passam os jovens surfistas: Murilo, Kauê, Camila. Nessa onda, como talvez em nenhuma outra, surfa a nossa história – ainda e sempre em movimento.

Cabe ressaltar que não tem só esse pico no Costão do Tabuleiro. Mais pro sul, em frente à casa do velho Fruet, há um beach break pra surfistas habilidosos. E perto dali, nos dias de ondulação grande, uma onda que quebra sobre um parcel e se abre em longas esquerdas e direitas.

Mas é ali, sobre a “geladeira”, o camarote da praia. Nos dias bons, ali se sentam os feras. E eles dropam sobre a “pedra que chupa”. E aceleram na parede que se abre em linhas quase lisérgicas. E decolam em aéreos que parecem sobrevoar Barra Velha inteira.


#debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

(Por #JojódoJacques)

Foi Adão dos Açores, aqui na Abertura, quem inventou essa hashtag. Assim ele recortou um pedaço do litoral catarina. Considerando este nosso pedaço, ele inventa listas das “coisas” daqui.

A primeira foi a das “10 praias mais bonitas”. A lista era dele, Adão. Agora vem a minha: “os dez melhores picos”. O surfe é uma das nossas paixões. Até por isso, é também um tema recorrente da Abertura. No auge do verão esse tema é ainda mais necessário. Então vamos aos picos.

Antes uma observação: fiz a lista com a colaboração de grandes surfistas da nossa região: frantravassos, Brunadutsol, Murilo Brandt, Radael Imhoh, entre outros. A lista é minha: sou o responsável pelas escolhas. Mas sem a colaboração dessas feras, ela nao seria tão boa. Acreditem: a lista tá espetacular!

Só mais um recado: a você, “surfista turista”, peço que respeite os surfistas locais. Os textos que escreverei terão boas informações. Todos podem consumi-las sem moderação. Mas, quando estiverem nos picos, observem as velhas regras do surfe, com toda a moderação que puderem ter.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.