Pela primeira vez a segunda divisão terá 5 times que já foram campeões brasileiros.
O Brasileirão Série B é palco de grandes histórias: times que sobem vertiginosamente de divisões inferiores, a recuperação dos mais tradicionais do país após um rebaixamento, ou então gigantes que mesmo com melhores jogadores e mais dinheiro não conseguem o acesso. Porém no ano de 2021 muitas dessas histórias se misturam.
Com a manutenção do Cruzeiro e do Guarani na segunda divisão e a queda de Botafogo, Vasco e Coritiba que também já ergueram o título máximo do futebol nacional, a Série B contará com um número nunca antes visto de campeões brasileiros. A boa notícia fica para os espectadores que poderão ver um campeonato com grandes times (mesmo que não estejam nos melhores períodos de sua história) e confrontos dignos da elite do futebol brasileiro.
A má notícia fica para os próprios times: nunca foi tão difícil conseguir o acesso. O Cruzeiro de 2020 é a prova disso. Terminou a competição em 11º, nem sequer na parte de cima da tabela. E agora terá adversários teoricamente mais fortes do que teve no último ano.
Os novos participantes Botafogo e o Vasco entram em situações parecidas. Os gigantes do Rio terão que remodelar as peças do elenco, o futebol e a mentalidade se quiserem o acesso. Coritiba e Goiás que também retornam à B terão uma missão ainda mais difícil, com menos recursos do que os cariocas e o mineiro.
Muita coisa ainda vai rolar até o início da Série B (lá no dia 29 de maio) mas o clubes já começam a pensar para além dos estaduais, que certamente serão encarados como uma preparação para o restante do ano. Um período de montagem e encaixe dos times.
Os catarinenses
Nesse campeonato imprevisível e cheio de postulantes ao acesso, o Avaí é um dos que pode brigar pra subir. Após muitas contratações e uma temporada frustrante o Leão deve incomodar na Série B desse ano. A temporada só não foi mais frustrante, obviamente, do que a do rival Figueirense, rebaixado para a Série C no ano do centenário. Mas se um catarinense desceu, outro subiu: o Brusque superou os obstáculos na terceira divisão e garantiu o segundo acesso em dois anos consecutivos. Na Série B será uma incógnita mas o quadricolor ganha forma e acumula conquistas a cada ano que passa.
Comentários: