A noite de quarta-feira definiu três dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil de 2021. O Atlético Mineiro e Flamengo exerceram seu favoritismo e se juntaram ao Athletico Paranaense. A quarta vaga ficou com o Fortaleza, que bateu o São Paulo e se tornou o primeiro time nordestino a alcançar as semis desde o Ceará, há exatos 10 anos, em 2011. Mas não se engane, Fortaleza é tudo menos intruso entre os times do eixo na fase semifinal. O clube (muito bem) treinado pelo argentino Juan Pablo Vojvoda apenas colhe os frutos de um projeto que tem se destacado no futebol brasileiro.
Após dominar o São Paulo na Arena Castelão (3 a 1 com gols de Ronald, Henríquez e David), o Leão do Pici chega pela primeira vez à uma semifinal do torneio. Além de vingar a eliminação para o clube paulista em 2020, o Fortaleza também irá faturar R$7.3 milhões, de acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Futebol.
O duelo dos técnicos argentinos também evidenciou o momento oposto que Fortaleza e São Paulo vivem. A equipe de Hernán Crespo está na zona de rebaixamento do campeonato brasileiro, já não está mais na Libertadores e agora está fora também da Copa do Brasil. Por outro lado, o trabalho de Juan Pablo Vojvoda foi de impacto imediato no time cearense. Apesar de tropeços recentes no Brasileirão, o time está no G4, atrás apenas de Atlético, Palmeiras e Flamengo.
O sucesso nas competições nacionais é resultado de um time tão organizado que mesmo não tendo nem de longe o quarto melhor elenco do Brasil, consegue bater de frente com as equipes do primeiro patamar (hoje Flamengo, Atlético Mineiro e Palmeiras, que corre risco de perder o posto). O próximo passo na Copa do Brasil é diante do Galo, em um confronto mais difícil do que o das quartas, mas no qual o Fortaleza tem plenas condições de surpreender.
Não só o Fortaleza
A Copa do Brasil deste ano foi especial não apenas para o Leão: além do Fortaleza, outros cinco times estiveram nas oitavas: ABC (RN), Bahia e Vitória (BA), Juazeirense (BA) e CRB (AL). Apesar de eliminados, todos conquistaram resultados expressivos, basta lembrar que o CRB eliminou o campeão Palmeiras, no Allianz Parque.
Desde a última participação nordestina nas semis da Copa do Brasil, muita coisa mudou não só no futebol da região nordeste. Cada vez mais, o campo vem refletindo a saúde financeira dos clubes e nisso, o trio composto por Bahia, Fortaleza e Ceará, se sobressai a cada ano. No ranking dos clubes brasileiros mais transparentes e confiáveis do Globo Esporte, os três aparecem entre os 10 melhores colocados com Bahia em 2º, Fortaleza em 4º e Ceará na 10ª posição.
Comentários: