Arte

Black Film Archive: um acervo do cinema negro

Black Film Archive: um acervo do cinema negro

Gratuito, site reúne indicações de filmes protagonizados por negros no século 20

Dos clássicos de Spike Lee ao Pantera Negra da Marvel, os filmes dirigidos ou então protagonizados por negros ainda são minoria na indústria cinematográfica. Em uma década marcada pela discussão acerca de questões raciais, o tema tem ganhado espaço também nos estúdios de Hollywood, mas está longe de ser algo recente.

Para resgatar a luta por espaço do cinema negro no mercado norte-americano, surgiu o Black Film Arquive. Criado em agosto deste ano, a plataforma reúne obras produzidas entre 1915 e 1979, que estão disponíveis atualmente em serviços de streaming.

Black Film Archive celebra a rica e abundante história do cinema negro. Somos um arquivo em evolução dedicado a fazer filmes histórica e culturalmente significativos feitos de 1915 a 1979 sobre os negros, acessíveis por meio de um guia de streaming com contexto cultural.

Black film arquive

Entre ficções e documentários, o site separa as obras por décadas. Algumas delas podem ser vistas na própria plataforma, como o curta A Reckless Rover, um drama de 1918, ainda do período do cinema mudo.

A Reckless Rover (1918) from Bret Wood on Vimeo.

Um dos documentários indicados pelo site é o Black Panthers de 1970. A obra retrata o icônico grupo formado em 1966, que tinha como objetivo patrulhar guetos negros dos Estados Unidos para proteger os residentes dos atos de brutalidade da polícia.

Apenas um ponto de partida

Segundo Maya Cade, idealizadora do projeto, “Listar filmes em streaming é um ponto de partida”. Na apresentação do site, Maya relata que esse primeiro passo visa abrir caminhos para novas possibilidades do que o gênero do cinema negro pode conter.

Um estudo norte-americano realizado por Jonathan Dunn, Sheldon Lyn, Nony Onyeador e Ammanuel Zegeye, revelou que a população negra do país está sub-representada principalmente fora das telas. Segundo dados da pesquisa menos de 6% dos escritores, diretores e produtores de filmes produzidos nos Estados Unidos são negros. Dentro das telas, a porcentagem é de 11% entre protagonistas, e 14% entre atores coadjuvantes. Atualmente a população negra dos Estados Unidos corresponde a 13% da totalidade.

Até o momento o projeto é autofinanciado, e aceita doações que podem ser feitas pelo site.

Gabriel Oliveira

Futebol brasileiro e mundial em textos com opinião, fatos e dados.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.