Nos preparativos para o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, as brasileiras Bárbara Seixas e Carol Solberg ficaram com o segundo lugar no Elite 16, etapa do Circuito Mundial, em final realizada neste domingo (04/06) em Jurmala, na Letônia. Após bom jogo, a dupla do Brasil foi superada no tie-break pelas canadenses Melissa Paredes e Sarah Pavan.
Quando em Setembro de 2020 um posicionamento contra o governo transbordou na entrevista de Carol Solberg, logo após a conquista do bronze na etapa de Saquarema, a voz de inumeráveis brasileiros se fez representada. E representar o Brasil e os brasileiros parece mesmo estar no caminho de Carol, que em 2002 já defendia as cores do país no título Sul-Americano infanto-juvenil de vôlei de quadra. E ela não parou mais.
A fala de Carol Solberg, naquela ocasião, refletia a insatisfação de boa parte dos brasileiros frente ao enfrentamento a Pandemia, que até aquele momento já havia tirado a vida de mais de 100 mil brasileiros. Refletia a negação dos problemas ambientais como as queimadas e as manchas de óleo que surgiam em nossas praias.
Como invariavelmente ocorre quando uma mulher se posiciona dessa maneira, não demoraram a aparecer as vozes do “quem ela pensa que é”. A carioca não se intimidou, ainda passou a escrever regularmente para o site Brasil de Fato e se posicionou em outros momentos necessários.
Carol concilia o melhor momento de sua carreira, as viagens pelas competições, com a atenção da família e a linha de frente do Projeto Levante, que leva o esporte a crianças em condições de vulnerabilidade. Esse exemplo de mulher forte, mãe e vencedora é o que faz dela um exemplo e, mesmo que de maneira inconsciente, um símbolo de resistência e de um Brasil que caminha para as vitórias e para o progresso.
Atualmente Carol e de Bárbara Seixas (medalha de prata nas Olimpíadas de 2016) despontam como a principal dupla brasileira de vôlei de praia e estão em segundo lugar no ranking mundial da categoria. O caminho para as olimpíadas de Paris 2024 vem sendo consolidado com seguidos bons resultados para a dupla e para o Brasil.
Em um ciclo olímpico curto é importante observar os bons resultados que as brasileiras estão conseguindo no Circuito Mundial e vale ainda mais atenção observar o desempenho neste Campeonato Mundial, entre os dias 10 e 19 de junho, que será jogado nas areias de Roma, Itália.
Essa semana tem Campeonato Mundial de Vôlei de Praia e seguiremos torcendo pelas duplas brasileiras, como Bárbara Seixas e Carol Solberg, voltarem com o Brasil para o caminho das vitórias.
Comentários:
Um excelente texto com ótimas reflexões, sigamos torcendo por elas e pela mudança política em nosso país.