
Atenção a esta hashtag: #debarradosulanavega. Ela demarca um pedaço do litoral norte catarinense. Indica um certo recorte geográfico que ouso fazer. Por quê? Não sei ao certo. Talvez porque esse recorte corresponda – quase exatamente – ao território da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Itapocorói, primeiro núcleo dessa minha urbe. Talvez porque esse pedaço do litoral seja pouco valorizado diante de uma vizinhança – BC, Itajaí, São Chico – tão famosa. Talvez pela pura vontade de criar uma lista – adoro listas! – e então a necessidade de delimitar o universo das coisas listáveis.
Este universo, no caso desta lista, abrange as praias de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Araquari e Barra do Sul. Nelas vivi a maior parte da minha vida. Igual a muitos que me leem, adoro essas praias. E, como já disse, também adoro listas. Daí a ideia: listar as dez praias mais belas deste pedaço do litoral.
Muitos que me leem discordarão das escolhas. Têm todo o direito. Mais do que isso: estão convidados a tentar nos convencer – a nós, aqui da Abertura – de que minha lista está errada. Adoraremos discuti-la. Afinal, a intenção é destacar ao máximo todas essas praias. E quanto mais discussão, melhor.
Praia do Sol.
Do alto do Costão das Pedras Brancas e Negras avista-se um cenário impactante: ao sul, a enseada de Itajuba que se estende até a foz do Rio; ao leste, a coroa onde rolam várias boas ondas tendo ao fundo as Ilhas Itacolomi; e ao norte, esticando-se até a ponta distante do costão do Tabuleiro, a grande e bela praia – ainda mais bela ao pôr do sol, que pinta de amarelo a areia fofa e branca e acentua o contraste com o verde da restinga. Talvez por isto, é assim que ela se chama: Praia do Sol. Cheia de luz. E de cor.
Na décima posição, a Praia do Sol.

Comentários: