Arte

Faces (ou #onaufragiodahumanidade)

Faces (ou #onaufragiodahumanidade)
Arte sobre fotografias de Nilufer Demir e Circosta

Wilson Neto compartilhou a foto de História Islâmica:

(Um menino morto na praia. O mar a acariciá-lo.)

Não, a humanidade não naufragou. É verdade, a Europa é rica muito à custa da pobreza dos outros; e a pobreza dos outros, também é verdade, muito se deve à Europa. Como todos os ricos, ela não quer dividir o bolo: o camelo – europeu ou americano, da zona sul ou dos jardins – não passa no buraco da agulha. E ainda assim, porque dentro da própria Europa há vozes (e sempre só vozes) que denunciam o sofrimento alheio, ela, a Europa, ainda se pretende superior – moral e cristianamente. Mesmo quando, sob seus pés, cai morto o menino.

Mas não, a humanidade não naufragou. Ainda que as imagens daquele menino – que ali, de bruços, estirado na praia no fim dos seus três anos, é idêntico ao meu menino – me atormentem. É como se nela eu visse os dois, o outro e o meu, mesmos, mortos.

Na verdade, eu naufraguei.

18 pessoas curtiram isso.

Taíse Torm Lindo, é isso mesmo. Quase não evito chorar!

Rafael Licht A Europa não pode cuidar da miséria do mundo. Se tem pena dos sírios ou dos africanos, vá lá fazer trabalho voluntário.

Wilson Neto Obrigado, Taíse.

Wilson Neto Você não entendeu o que escrevi, Rafael Licht. Não acho que a Europa tenha que cuidar da miséria do mundo. Acho que ela tinha que cuidar daquele menino.

Luiz Titon Também tenho um filho pequeno. Também fiquei petrificado com aquela foto.

Rafael Licht Você acha então, Wilson Neto, que a Europa tem que cuidar de todos os meninos & homens & mulheres que fogem pra lá?

Carla Jansen Que horror! Deus está dormindo????

Wilson Neto Acho que a Europa não deveria deixá-los morrer.

Charles Spencer Deus? Francamente…

Taíse Torm Não culpem Deus pela maldade do homem!

Rafael Licht Não deixar que morram significa acolhê-los. Por que você não traz uma criança miserável (entre milhões delas, pelo menos uma!) pra dentro de sua casa? Não seria isso um enorme sacrifício? Então por que acha que a Europa deve trazer, pra dentro de sua “casa”, os miseráveis do mundo?

Charles Spencer Deus? Que Deus? Qual Deus deixaria uma criança morrer desse jeito? Deus é a palavra para a força cega e irracional que tudo cria e tudo destrói. Deus é a natureza em estado puro, sem ética e sem justiça, tão boa (ou má, ou nem-boa-nem-má) quanto a tempestade que varreu o barco daquele menino no Mediterrâneo…

Wilson Neto Os Estados europeus não são como a minha “casa”. Eu sou dono desta. Os Europeus não são donos de suas repúblicas. Elas existem pra assegurar o bem de cada ser humano que se sujeite às suas leis.

Bento Spin Nossa, Charles Spencer, que panteísmo mais desiludido! Kkk

Marina Gonzales Oi Wilson Neto, quanto tempo né? Como tá o José? Ele já tem uns três anos ou mais, é isso?

Taíse Torm Sem Deus, como acreditar na bondade? Sem bondade, como acreditar no homem? Sem acreditar no homem, por que viver?

Wilson Neto Oi, Marina. O José faz 4 em fevereiro. Ele tá ótimo. E você? Não nos vemos desde o funeral. Faz quase um ano…

Charles Spencer Ora, Taíse Torm, vivemos pra satisfazer nossas vontades. Não passamos de animais. Razoavelmente civilizados, é verdade, mas só isso: animais.

Rafael Licht Lindo discurso, Wilson Neto, tão puro, tão naïf! Mas cuide pra não se afogar em seu mar de hipocrisia. Abra sua casa às crianças miseráveis! Vá pra África cuidar de etíopes famintos! E só então fale da falta de ética dos europeus.

Bento Spin Nossa, Charles Spencer, que hedonismo mais naturalista! Kkk

Marina Gonzales Sim, há dez meses que ele nos deixou. Era tão jovem. Eu e as crianças sentimos tanta saudade!

Carla Jansen Marina, minha querida, fique com Deus que ele não te abandonará!

Marina Gonzales Deus…

Charles Spencer Deus? De novo Deus?

Rafael Licht Deus também escolhe homens entre os homens… O bem de todos é um delírio cristão. Ou marxista. E é a bandeira de quem, na verdade, fez mais mal a todos: a igreja cristã e os governos marxistas.

Wilson Neto Não acho que a discussão diga respeito a Deus.

Luiz Titon Qual discussão?

Charles Spencer Deus era a discussão. A omissão, a inexistência, a impossibilidade Dele.

Wilson Neto A discussão era sobre o menino. E sobre nós.

Taíse Torm Não, Wilson. Quanto a isso, concordo (até que enfim) com o
Charles Spencer: nós, o menino, a humanidade… a discussão é sobre Deus.

Carla Jansen Concordo.

Luiz Titon Concordo.

Rafael Licht Concordo também.

Marina Gonzales Deus levou meu marido.

Rafael Licht Deus condenou a humanidade a se dividir em grupos.

Charles Spencer Deus matou o menino!

Bento Spin Nossa, Charles Spencer, que fatalismo mais rimbaudiano! kkk.

Wilson Neto Discordo: é preciso que o homem assuma toda responsabilidade pelo seu destino.

Charles Spencer O que resta ao homem senão salvar a própria pele?

Rafael Licht O que resta ao homem senão se juntar a uns pra se proteger dos outros?

Taíse Torm O que resta ao homem senão a fé?

Bento Spin Nietzsche. Hobbes. Kierkegaard.

Wilson Neto O homem podia ter salvo o menino. E pode sentir a dor da sua perda… A dor que deveras sente?

Bento Spin Pessoa.

Marina Gonzales Eu sinto dor. Muita. E isso não muda nada.

Wilson Neto Sim, Marina, você sente a morte do Alan. E nem poderia ser diferente. Mas, e quanto ao menino, sente o quê? Não deveríamos todos sentir a dor também desta morte? Não é egoísmo sentir a falta apenas de quem amamos? Não é egoísmo amar apenas os que nos são próximos?

Bento Spin Cristo.

Wilson Neto Isso mesmo, Bento Spin: Cristo. Amai-vos uns aos outros.

Marina Gonzales Egoísmo?! Meu chão sumiu, minha vida escureceu, eu desabo no abismo… e você me acusa de ser egoísta?! Vá pra puta que o pariu com esse seu moralismo!

Rafael Licht Falso moralismo. Falsamente cristão.

Charles Spencer É falso o moralismo justamente porque quer ser cristão. E seria mais falso se de fato o fosse.

Wilson Neto Me perdoe, Marina! Não quis ofendê-la.

Rafael Licht O Cristo ético prega a civilização. Prega que cada pai cuide de sua família e que cada rei cuide das famílias assim estruturadas. Prega a organização do mundo a partir daqueles que agem com razão e que portanto compreendem a lei. Cristo é razão.

Taíse Torm Cristo é amor!

Charles Spencer O cristianismo é imoral. O judaísmo e o islamismo também são. Os monoteísmos são todos imorais. Eles estão em guerra e estar em guerra é o exato oposto de ser moral.

Wilson Neto Eu insisto, Marina: eu só quis demonstrar minha posição. Você sabe o quanto gosto de você e o quanto a admiro.

Charles Spencer Na verdade, não existe moral. Existe um entendimento tácito sobre a utilidade de alguma ordem. A isto se chama civilização: uma dádiva utilitarista. A razão é a capacidade de compreender isto. A razão também é utilitarista.

Rafael Licht Cristo é a razão e a razão é a moral. Mas nem todos os homens têm moral. A razão é a dádiva que (alguns) recebemos e que devemos ensinar aos bárbaros.

Taíse Torm Se a razão deve ser ensinada aos bárbaros, então os povos racionais deveriam acolhê-los. Ou como poderiam ensiná-la?

Rafael Licht Antes de ensinar a razão, é preciso conservá-la. Abrir as fronteiras aos bárbaros seria pôr em risco a civilização. É preciso conservar as fortalezas pra avançar na guerra. É preciso demarcar um território geográfico, político e cultural. É preciso defender o ocidente racional pra então levar a razão ao oriente bárbaro.

Taíse Torm Racista! Arrogante! Nojento!

Charles Spencer Ridículo!

Rafael Licht Realista!

Charles Spencer Ah, é mesmo muito “realista” acreditar na razão como a “dádiva” de um deus que só a concedeu aos escolhidos! Acorda babaca: razão é cálculo, é ligar o efeito à causa, é uma habilidadezinha do bicho-homem pra pegar presas e satisfazer instintos. Hitler era racional. Os políticos mais maquiavélicos, os megaespeculadores mais gananciosos, as eminências pardas pousadas nas mais altas instâncias de poder, todos eles são racionais. A ‘razão’ é uma ferramenta, um instrumento, uma arma: atira aonde estiver apontada. Não tem nada de divino, de sagrado, de redentor. Não aponta pra nenhuma salvação.

Rafael Licht Babaca é você, Charles Spencer! Um perfeito imbecil! Então você acha que não há nada de divino em nós? Então somos porcos gozando sempre em alguma lama? Então um Sócrates, um Descartes, um Kant não significam nada, e tudo o que escreveram não é mais que o rosnar de um porco? Então as escrituras, os profetas, Cristo – tudo isso não passa de lama? Vá se foder seu otário!

Taíse Torm Vocês dois, Charles e Rafael, estão ao mesmo tempo tão distantes e tão errados! Como pode? Posições tão opostas serem ao mesmo tempo tão igualmente cretinas! Nem se pode acreditar num poder intelectual (a razão ou o que for) que vá nos salvar, nem se pode desistir da busca pela salvação! Se Deus é bom então o homem é bom. Esta bondade nos salvará!

Carla Jansen Amém!

Rafael Licht Então o homem é bom?!

Charles Spencer Você fala sério, Taíse Torm?!

Wilson Neto Taíse, há um menino morto numa praia da Europa!

Marina Gonzales Você disse bem, Wilson: suas palavras, tão inesperadas e tão duras, servem só pra sustentar sua “posição”. Vocês discutem e discutindo competem e competindo se ofendem… pra nada! Como se fosse possível tirar alguma solução, alguma ajuda, alguma luz dessa discussão! Como se fosse possível discutir qualquer coisa de modo “perfeitamente racional”!

Bento Spin Habermas! Ou melhor: Anti-Habermas!! Genau, Marina Gonzales!!!

Rafael Licht Vá se foder Bento Spin!

Charles Spencer O Bento é chato pra caralho!

Taíse Torm Quem é esse idiota?

Bento Spin Idiotas são vocês! Uns merdas fodidos vivendo nessa porra de país, nesse cu do mundo, nessa bosta de cidadezinha babaca que não significa porra nenhuma pra ninguém… Vocês, com seus empreguinhos ridículos e suas existências miseráveis nessa porra de Jaraguá, achando que essa discussão tem alguma importância! Vão se enxergar seus coloninhos de merda! A única forma de tratar essa bosta de discussão é com sarcasmo!

Wilson Neto Palmas, Bento Spin, palmas: enfim a lucidez! Mas todas as suas palavras valem pra você também. Estamos todos “nesse cu do mundo”. E o mundo não ouve nenhum de nós.

Marina Gonzales Só tenho uma coisa mais a dizer: devíamos sair do face. Não temos tempo pros nossos “faces”. Temos que cuidar dos nossos “empreguinhos ridículos e das nossas existências miseráveis nessa porra de Jaraguá”. Deu disso. Não adiantou nada. Nossa vida segue sendo a mesma…

Werner Schön

Werner Schön tenta fazer literatura. Em Jaraguá do Sul.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.