Opinião

Gravatá – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

Gravatá – #debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe
Foto por Fran Travassos

Pra começo de conversa: é Gravatá ou Gravatal? No mapa aparece Gravatá. Mas a praia tem o nome do rio que tem o nome da fruta. E a fruta é gravatal. Ou não? Ah, sei lá!

Só sei que é fantástica. Não a fruta, que nunca comi, mas a praia. Ou melhor: a onda. Melhor ainda: as ondas. Pois ali tem todas. De todos os tipos. Pra todos os gostos.

Há quem diga que é um bom lugar pra aprender a surfar. Concordo. Também é bom pra quem já surfa há tempo. E inclusive pra quem esteja surfando como nunca. O pico parece um campus universitário: tem da pré-escola ao pós-doutorado do surfe.

Dois fatores explicam essa polivalência: a posição geográfica, no canto norte da grande praia da foz do Itajaí, que recebe bem várias ondulações (inclusive as grandes); e o piso duro, regular, quase asfáltico. A galera faz a cabeça. Há longboards deslizando nas longas paredes. Há pranchinhas decolando das rampas. Há até quem se esconda nos tubos.

E há sobretudo a paisagem. Sentados no outside vemos o espetáculo. Ao sul, as duas cidades às margens do Itajaí. Ao norte, tímida, a vila de São Miguel. E a oeste, na direção do parque, a barra do Rio Gravatá. Ou Gravatal? Ah, sei lá. Só sei que do leste vem a série – e então eu remo e só tenho olhos pra onda…


#debarradosulanavega: os 10 melhores picos de surfe

(Por #JojódoJacques)

Foi Adão dos Açores, aqui na Abertura, quem inventou essa hashtag. Assim ele recortou um pedaço do litoral catarina. Considerando este nosso pedaço, ele inventa listas das “coisas” daqui.

A primeira foi a das “10 praias mais bonitas”. A lista era dele, Adão. Agora vem a minha: “os dez melhores picos”. O surfe é uma das nossas paixões. Até por isso, é também um tema recorrente da Abertura. No auge do verão esse tema é ainda mais necessário. Então vamos aos picos.

Antes uma observação: fiz a lista com a colaboração de grandes surfistas da nossa região: frantravassos, Brunadutsol, Murilo Brandt, Radael Imhoh, entre outros. A lista é minha: sou o responsável pelas escolhas. Mas sem a colaboração dessas feras, ela nao seria tão boa. Acreditem: a lista tá espetacular!

Só mais um recado: a você, “surfista turista”, peço que respeite os surfistas locais. Os textos que escreverei terão boas informações. Todos podem consumi-las sem moderação. Mas, quando estiverem nos picos, observem as velhas regras do surfe, com toda a moderação que puderem ter.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.