Opinião

Marco Murara: Administrar é decidir

Marco Murara: Administrar é decidir
Alvaro Reyes / Unsplash

Decidir é escolher entre alternativas. Decisões são necessárias frente a problemas ou oportunidades. O processo de identificar um problema ou oportunidade, escolher entre alternativas e a adotar uma ação ou solução chamamos de processo decisório. Decisões mudam cenários e nos forçam a novos processos decisórios. O resultado da decisão, por vezes, é a mudança de estruturas, equipamentos, investimentos financeiros e pessoas. Administrar é tomar decisões constantes. Não agir frente a um problema ou oportunidade também é uma decisão. O sucesso ou fracasso de um negócio depende das decisões que o empreendedor toma.

Administrar é gerenciar tentativas racionais para o alcance de metas e resultados. Se no momento da tomada de decisão de um lado temos um problema ou uma oportunidade, do outro temos (ou deveríamos ter) o planejamento da empresa. As decisões devem ser tomadas por julgamento, mas sempre em concordância com planejamento que a empresa tem para o mercado.

Chamamos de problema tudo aquilo que precisa de correção ou solução, pois impede a organização de alcançar seus objetivos. Oportunidade são situações de mercado que podem facilitar o alcance dos objetivos da empresa ou representem algo a ser explorado com sucesso pela organização.

O planejamento serve como instrumento prévio de ações que visam o alcance de um objetivo. Uma vez identificado o problema ou vislumbrada uma oportunidade devem ser formuladas as alternativas, sempre com foco nos objetivos estratégicos. Devem ser descartadas alternativas que não contribuam com os objetivos ou mudem completamente o planejamento, salvo se tal alternativa seja a única opção. É necessária a avaliação de pontos fortes e fracos de cada alternativa. O processo fica mais fácil se baseado em fatos, números e estatísticas.

Por fim, o monitoramento dos resultados relativos às decisões é indispensável para a certeza de que as mesmas foram assertivas. A avaliação dos resultados indicará o quão eficiente somos em nossas decisões.

Este é um processo contínuo e diário. Importante para a sobrevivência e crescimento do negócio. Tudo isto parece óbvio, mas na prática muitos pequenos negócios desaparecem por não observarem o óbvio!

Marco Murara

Roqueiro, cervejeiro, flamenguista e progressista. Já foi entregador de jornal, office boy e hoje obedece a esposa.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.