Praia do Grant – Da Barra do Sul à Navega: As praias mais bonitas

Praia do Grant – Da Barra do Sul à Navega: As praias mais bonitas
Foto por Gustavo Ayrosa

Confesse: você não sabe quem foi esse tal de Grant. Não sabe sequer como se pronuncia esse nome. Pode ser “Grent” ou “Grã”, com sotaque inglês ou francês. Há algo porém que todos sabemos: o velho Grant era um cara de bom gosto. Que lugar ele escolheu pra fazer sua morada! A pequena enseada é uma beleza. Suas águas são sempre calmas. Sua areia parece ter sido feita para as moças desfilarem. Imagino o velho Grant mirando a praia de sua varanda. Vendo o mar ameno. A doçura das moças. E a ilha ao fundo, companheira eterna, como que dizendo: “ei, Grant, isso que é vida, ein!” 

Na sétima posição, a Praia do Grant.


Atenção a esta hashtag: #debarradosulanavega. Ela demarca um pedaço do litoral norte catarinense. Indica um certo recorte geográfico que ouso fazer. Por quê? Não sei ao certo. Talvez porque esse recorte corresponda – quase exatamente – ao território da antiga Freguesia de Nossa Senhora da Penha do Itapocorói, primeiro núcleo dessa minha urbe. Talvez porque esse pedaço do litoral seja pouco valorizado diante de uma vizinhança – BC, Itajaí, São Chico – tão famosa. Talvez pela pura vontade de criar uma lista – adoro listas! – e então a necessidade de delimitar o universo das coisas listáveis. 

Este universo, no caso desta lista, abrange as praias de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha, Araquari e Barra do Sul. Nelas vivi a maior parte da minha vida. Igual a muitos que me leem, adoro essas praias. E, como já disse, também adoro listas. Daí a ideia: listar as dez praias mais belas deste pedaço do litoral. 

Muitos que me leem discordarão das escolhas. Têm todo o direito. Mais do que isso: estão convidados a tentar nos convencer – a nós, aqui da Abertura – de que minha lista está errada. Adoraremos discuti-la. Afinal, a intenção é destacar ao máximo todas essas praias. E quanto mais discussão, melhor.

Adão dos Açores

Adão dos Açores é natural da Penha, onde voltou a morar depois de longa ausência. Escreve sobre história e estórias.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.