Arte

Previsão do tempo pro Feriadão

Previsão do tempo pro Feriadão

O Feriadão será de mau tempo por toda a extensão continental da Pátria. No norte, nuvens negras se espalharão sobre as nações amazônicas na expectativa nefasta de um marco temporal. No centro-oeste, um milhão de fogueiras seguirão vomitando a fumaça negra que emoldura os latifúndios. No nordeste, a brisa atlântica não será capaz de refrescar a pele negra ardendo de raiva. No sudeste, a massa de ar frio e calculista repousa sobre os movimentos tectônicos que se estendem dos Pampas ao Planalto Central. No sul, epicentro dos tremores, uma garoa plúmbea cairá por anos, décadas, mas não será capaz de apagar as pegadas da marcha triste deste setembro sombrio.

Brasília será um centro de alta pressão. Ali se formará um tornado que soprará devastador em todas as direções. Haverá decerto a fúria raivosa de incontáveis trovões. Uma nuvem densa e tóxica talvez espalhe um tempo negro, como diria o velho Dines, por todo o nosso território.

Mas talvez a chuva, torrencial e cristalina, limpe nossa terra enlameada. E, passada a tormenta, ressurja o sol. Então, de algum recanto intocado de nossa natureza, virá uma brisa leve, fresca, atávica – que soará vistosa como um canto de união e paz.

Werner Schön

Werner Schön tenta fazer literatura. Em Jaraguá do Sul.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.