Informação

Um acervo de Franz Kafka

Um acervo de Franz Kafka
Franz Kafka

Franz Kafka (1883–1924) é considerado uma das figuras centrais da literatura moderna. Autor de clássicos como A Metamorfose, O Processo e de inúmeros contos espalhados ao longo de curta vida, interrompida precocemente por insuficiência cardíaca. Agora, o autor tcheco tem muitos de seus desenhos, manuscritos e até mesmo o seu testamento, disponíveis para download ou consulta online na Biblioteca Nacional de Israel.

Assim como em um de seus romances mais célebres: O Processo, a disponibilização do material também envolveu uma novela com a lei, mesmo após a morte do escritor. Kafka deixou os direitos de sua obra, publicada e não publicada, para o amigo Max Brod, outro escritor judeu de língua alemã, que acabou se tornando uma espécie de editor da obra do falecido amigo. Com a morte de Max Brod em 1968, o acervo de Kafka foi disputado juridicamente por diversos herdeiros e países. Por fim, uma corte suíça decidiu que os materiais armazenados no país seriam transferidos para a Biblioteca Nacional de Israel, onde se encontra hoje de maneira física e digital.

O material conta com desenhos nunca antes vistos, cartas e o testamento original de Kafka, no qual pede para o amigo Max Brod queimar toda sua obra, algo que hoje sabemos que representaria uma perda gigantesca. Desconhecido em vida, Kafka influenciou outros grandes autores como Jean-Paul Sartre, Albert Camus e José Saramago. Além é claro de toda influencia de sua obra na cultura pop, com filmes – como O Processo de Orson Welles e muitas outras adaptações cinematográficas -, músicas e até mesmo nos videogames. Para ver os materiais disponíveis na Biblioteca Nacional de Israel, clique aqui.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.