Arte

5 produções musicais para ver no streaming

5 produções musicais para ver no streaming

O valor de uma música, de um álbum ou toda uma cena musical não está apenas no que se pode ouvir. Uma das possibilidades mais fascinantes da popularização e intensa produção recente do streaming, é poder encarar a música e os artistas de uma forma diferente, apresentando contextos, entrevistas ou bastidores de momentos históricos. Seja no rock, rap ou samba, separamos alguns filmes e documentários que tem como tema a música, sua relação com a sociedade e figuras históricas.

John e Yoko: Só o Céu como Testemunha (John & Yoko: Above Us Only Sky) – 2018

O relacionamento entre John Lennon e Yoko Ono é um dos mais famosos e polêmicos da história da música. No documentário John & Yoko: Above Us Only Sky, a história dos dois ganha novos contornos, embalados pelo contexto da produção icônico do álbum Imagine. Retratando desda bucólica rotina de Lennon e Yoko em Tittenhurst Park, na Inglaterra, até sua fixação em New York, onde seu lado ativista ganha mais força, o doc percorre os anos de 1969 até 1971. Com passagens emocionantes e boas entrevistas, é obra fundamental para apreciadores da obra de John Lennon e Yoko Ono.

Dirigido por Michael Epstein, está disponível na Netflix

Quebra Tudo: A História do Rock na América Latina

O rock latino-americano nos apresenta um universo de grandes figuras e histórias que muitas vezes não penetram no grande público brasileiro. Quebra Tudo é uma ótima forma de conhecer mais da música e sua relação com a história da América Latina. Seria impossível condensar tantas bandas, artistas e contextos em um único filme, até por isso a produção é organizada em seis episódios, o que não deixa de ser um projeto pretencioso. Passando por vários países em um período de mais de seis décadas, a série documental cai muito bem como um panorama da rica história do rock por aqui.

Dirigido por Picky Talarico, está disponível na Netflix.

Emicida: Amarelo – É Tudo Pra Ontem – 2019

Emicida é o grande artista da sua geração e prova isso a cada novo trabalho. Com AmarElo não foi diferente, ao mexer com as noções de presente e passado, rap e samba, e mostrar a luta de personalidades negras, Emicida nos apresenta uma obra imprescindível sobre a história da negritude. Tudo ali tem um significado profundo, até mesmo o palco do icônico show do filme, o Theatro Municipal de São Paulo, historicamente frequentado pela elite branca. AmarElo é um documento histórico de valor único.

Dirigido por Fred Ouro Preto, está disponível na Netflix.

Raul – O Início, o Fim e o Meio – 2012

Uma das figuras mais excêntricas da cultura brasileira, tudo que toca o universo de Raul Seixas desperta curiosidade. É o caso do documentário que traz no título um trecho de uma de suas grandes obras: Gita. Com entrevistas inéditas e marcantes de familiares, pessoas próximas e outros grandes nomes da nossa música (como Caetano Veloso e Paulo Coelho), O Início, o Fim e o Meio passeia pelos diversos Raul(s) Seixas tentando compreender o tamanho desse personagem icônico.

Dirigido por Walter Carvalho, está disponível na Netflix e Youtube.

Homecoming – 2019

Uma das artistas mais importantes da atualidade (talvez a mais importante), Beyoncé já acostumou seu público com verdadeiras obras-primas, seja com seus álbuns, ou desta vez, com um filme. Homecoming tem foco na apresentação de Beyoncé no Coachella de 2018, na qual se tornou a primeira mulher negra a ser headliner do festival. Mas para além do show propriamente dito, o filme apresenta uma profundidade e simbolismo indescritível.

Dirigido por Beyoncé Knowles-Carter, está disponível na Netflix.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.