Eis uma notícia que há de impactar você: dois episódios de Bob Esponja Calça Quadrada foram censurados. Mais: a censura partiu da própria Nickelodeon, detentora dos direitos sobre a animação. Segundo apurou a revista Consequence of Sound, a empresa considerou que os episódios tem conteúdos inadequados.
Num deles, Bob Esponja e Patrick levam o Sr. Sirigueijo para uma noitada. Após algumas horas bem aborrecidas, eles têm a ideia de fazer uma “panty raid” – basicamente, uma estrepolia que consiste em surrupiar calcinhas. O velho Sirigueijo diverte-se horrores e sente-se rejuvenescido. Mas a ideia acaba dando errado: a dona da calcinha furtada, depois se descobre, é sua mãe. A molecagem acaba com um merecido castigo no quarto de infância do Siri. O desenho é hilário. Freud puro.
No outro episódio banido, as autoridades descobrem um foco de “Clam Flu” – basicamente, uma pandemia fictícia – no restaurante em que Bob Esponja trabalha. Todos que estão no local – clientes, empregados e o patrão – são mantidos ali em quarentena. Um clima tenso reina entre os confinados, que acabam mandando pro freezer da cozinha todos os que consideram suspeitos de transmitir o vírus.
O que intriga não é apenas a óbvia falta de motivos pra censura, mas o fato de que os episódios são antigos. O primeiro deles é de 2003! A decisão da Nickelodeon, banindo-os só agora, é bastante obscura. Parece estar ligada a uma razão que não pode vir a público. Uma razão que deve ser muito séria: afinal, censura é algo grave. Especialmente sobre o Bob Esponja!
Em suma: por motivos que não estão claros, você não poderá mais ver – não através dos meios legais, ao menos – dois célebres episódios do desenho animado mais popular desta era. Nós avisamos que a notícia era impactante.
Comentários: