♫ Segunda, eu vou ao Millerntor, vou torcer para o time que sou fã… ♫
Na segunda-feira, 01.03.21, se enfrentaram St. Pauli x Hamburgo, o clássico hamburguês, pela segunda divisão da Alemanha.
O St. Pauli é um clube alemão que foi fundado em 15.05.1910, no bairro de mesmo nome, na cidade de Hamburgo. A região, conhecida pela boemia, boates, prostíbulos e lojas de sex shop, teve rapidamente o clube bem-recebido pelos moradores locais, operários, artistas, punks e população em ascensão social
A bandeira sugerida pelos torcedores foi a pirata, aquela negra com uma caveira e ossos cruzados. Atualmente, ao contrário do samba que marca o aquecimento para os jogos em estádios brasileiros, lá é comum torcedores levarem ao Millerntor-Stadion guitarras e amplificadores para tocar clássicos do rock, como AC/DC ou Sex Pistols.
Desde 2011 sem frequentar a Bundesliga, principal divisão do país, seu grande feito, até hoje, não foi realizado dentro das quatro linhas, mas fora delas. Por estatuto, o clube exige de seus membros, funcionários, torcedores e voluntários responsabilidade social entre outras obrigações, proibindo veementemente manifestações discriminatórias de seus associados e em seu estádio, sob pena de expulsão.
Estabelecendo-se como resistência aos movimentos de extrema-direita e ao hooliganismo que havia penetrado no futebol alemão nos anos 80, a partir daí o St. Pauli deixou de ser somente um clube de futebol e se tornou também uma marca representativa dos valores que defendia.
Um diretor do clube, recentemente, disse que “Nosso clube se caracteriza por defender valores humanistas. Lutamos contra racismo, fascismo e qualquer tipo de discriminação. Desenvolvemos camisetas com os dizeres ‘no place for homophobia, facism, sexism, racism’. Esse é o núcleo de nossa postura”. Eu mesmo tenho minha camiseta deles com os dizeres “Hate Racism, Love St. Pauli”.
Devido a este viés político escolhido pelo clube e abraçado por seus torcedores, não são raros os confrontos com torcedores de facções neonazistas de outros clubes quando o St. Pauli joga fora de casa. Por outro lado, em razão de sua postura, há diversos fã-clubes espalhados por todo o mundo que garantem o bom acolhimento dos torcedores viajantes.
Por estas e outras razões, o St. Pauli é considerado o clube mais rock’n’roll do mundo. Ah, quanto ao resultado do jogo, o St. Pauli venceu por 1×0 e se afastou um pouco mais do perigo de cair para terceira divisão.
Comentários: