Essa é a melhor reflexão empresarial que você vai ler hoje. Porque ela é simples e tem muitos desdobramentos. E não se trata de arrogância. É uma constatação dos negócios. Muito se fala em análise de ambiente empresarial, mas poucos fazem na prática.
A evolução dos setores e mercados não é mais linear. Num dia você tem um táxi e está seguindo as regras consagradas do setor, no outro você está concorrendo com – e perdendo mercado para – um aplicativo de celular. Em um dia você tem uma livraria local e vende bem. No outro dia sua loja está esvaziando porque o comportamento das pessoas mudou, seu atendimento é rudimentar e você concorre com empresas mundiais no mesmo setor, que nem possuem loja. E você nem percebeu.
De uma coisa eu tenho certeza: você não conhece quem vai concorrer com você daqui a cinco anos. Os setores se misturam. Um smartphone assume as funções de câmera fotográfica. Uma plataforma de tecnologia assume as funções de uma agência de viagens. Uma instituição de educação passa a oferecer cursos ao vivo com excelente corpo docente para todo o Brasil. E empresas insistem no mesmo modelo de negócio, acreditando naquele atributo e tradição, que ainda dão alguma esperança. É possível sobreviver em um ambiente em mutação sem mudar. Mas é pouco provável.
Dois aprendizados rápidos aqui.
Primeiro, ficar com um olho nas tendências e outro na concorrência para não perder o bonde da história. Existem tendências que vão bater em sua porta no ano que vem, e você precisa agir agora, ainda que seu modelo esteja funcionando. Quando falamos em concorrência, estamos falando das empresas óbvias, que fazem o que você faz, ou de empresas novas e de outros setores que resolvem o mesmo problema dos clientes que você resolve. No mercado, time que está ganhando muda o esquema tático se a fórmula de disputa do campeonato e os adversários mudarem.
Em segundo, o papo será cada vez mais frequente sobre agilidade. A agilidade talvez seja uma das características do modelo de startups que mais enche os olhos dos especialistas em gestão, porque permitem a estas empresas realizarem uma “blitz” no mercado com um comportamento diferente, sem tempo de reação dos outros competidores. E se algo precisar ser ajustado, elas mudam de novo. Estratégia consciente e métodos ágeis. Vamos conversar bastante sobre isso daqui pra frente.
Karlan Muniz é publicitário, mestre e doutor em administração, professor de marketing e comportamento do consumidor. Atua como consultor para análise e pesquisa de mercado.
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