Opinião

Marco Murara: Empreendedores são diferentes

Marco Murara: Empreendedores são diferentes
Tyler Franta/UNSPLASH

Os empreendedores são a força motriz por trás dos empregos. Eles tem visão de mercado, de nichos de negócios que devem ser preenchidos por alguém. São a mola propulsora da inovação.

Empreendedores trabalham muito, facilmente ultrapassam as 14 horas diárias de trabalho. Arriscam e acreditam em autoconfiança. A última coisa que você ouviria um empreendedor é “não é meu trabalho. ” Estão perfeitamente dispostos a saltar com os dois pés para tarefas difíceis que muitos executivos não fariam mesmo com redes de proteção.

São confiantes e acreditam em si mesmos. Eles acham que nenhuma tarefa pode ser concluída no tempo e no orçamento sem trabalho duro e planejamento, enquanto alguns olham seu trabalho como algo terrivelmente difícil e desanimador. Empreendedores acreditam em ganhar. Eles sabem que os relacionamentos de negócio de longo prazo são forjados com base na confiança e credibilidade. Eles querem fazer bons negócios para si e para suas empresas, mas eles querem que clientes e fornecedores prosperem também.

Sabem que a única maneira de realmente construir uma empresa de sucesso é responder a uma pergunta simples: O que tenho de valor para oferecer ao meu cliente? Se os clientes encontram valor em produtos ou serviços da empresa, significa que estão no caminho certo.

Por vezes preferem tomar uma decisão rápida e mais tarde perceber que estão errados do que ser indeciso e não chegar a conclusão alguma em tudo. Sua confiança lhes permite acreditar que decisões mesmo incorretas podem ter resultados positivos a longo prazo. Empreendedores preferem a previsibilidade e ações planejadas do que o imprevisível e a reação. De um modo geral, os empreendedores não são do tipo que respondem bem aos eventos impulsivos, não programados; a ideia de “deixar tudo e ir até à praia para um fim de semana prolongado” não funciona bem para a maioria dos empreendedores.

Por fim, não gostam muito de burocracia. A ideia de ter muita hierarquia e a dependência de muitos papéis e para serem carimbados e assinados afugenta empreendedores. Eles acreditam no simples, objetivo e eficiente quanto a estruturas de tomada de decisão.

Marco Murara

Roqueiro, cervejeiro, flamenguista e progressista. Já foi entregador de jornal, office boy e hoje obedece a esposa.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.