Opinião

Marco Murara: Oportunidades e ameaças

Marco Murara: Oportunidades e ameaças
(8photo/Freepik)

Toda empresa está inserida em um ambiente. É um ecossistema onde uma inevitável simbiose acontece, que pode influenciar positiva ou negativamente. No microambiente, imediatamente próximo, as empresas sofrem influência de fornecedores, clientes, parceiros e concorrentes. Quanto a algumas variáveis do microambiente há maior possibilidade de interferência da empresa, com ações rápidas de contragolpe para alterações de cenário.

Um fator que pode ativar uma mudança interna rápida é o comportamento do consumidor. Entender e adaptar-se a tendências é importante. É necessário conhecer seu público-alvo: Renda, Sexo, Idade, Acesso à informação e Estilo de vida.

Já o macroambiente compreende forças externas das quais algumas variáveis não podem ser influenciadas pela empresa. Não há nada que possa ser feito exceto a preocupação. O fator econômico, por exemplo, decisões governamentais ou crises econômicas fatalmente atingirão a todos.  Variações do PIC, SELIC, dólar, renda familiar, etc. É imprescindível ficar de olho nos indicadores e medir os seus impactos na sua empresa. Agir antes de forçado pelas circunstâncias.

Compreender os fatores que influenciam o desempenho da empresa pode explicar, em parte, porque algumas delas são bem-sucedidas e outras não. Você deve destinar parte do seu dia para avaliar as alterações do ambiente que vem ao encontro do seu planejamento. Quem passa o dia “apagando incêndio” não tem tempo para ganhar dinheiro e perpetuar o negócio.

Marco Murara

Roqueiro, cervejeiro, flamenguista e progressista. Já foi entregador de jornal, office boy e hoje obedece a esposa.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.