Informação

Museu do Holocausto destaca a história de Vladimir Herzog.

Museu do Holocausto destaca a história de Vladimir Herzog.
Museu do Holocausto em (Curitiba, PR)

Em 18 de março, por conta da celebração do Dia Nacional da Imigração Judaica, o Museu do Holocausto de Curitiba narrou um caso especialmente relevante: a história da imigração da família de Vladimir Herzog.

“Vlado, que ficou mundialmente conhecido como símbolo da luta contra a ditadura militar, nasceu em Osijek, em 27 de junho de 1937. Os Herzog viviam na ex-Iugoslávia (atual Croácia), migraram para a Itália e embarcaram para o Brasil na tentativa de fugir do nazismo que corroía a Europa.”

O texto, publicado nas redes sociais do Museu, destaca detalhes pouco conhecidos da história da família Herzog. A leitura é interessantíssima. Vale transcrever mais um trecho:

“No Brasil, sua carreira foi interrompida por uma nova perseguição, desta vez política. Na mira dos militares, durante uma das fases mais duras da ditadura militar, foi convocado a depor por ser diretor de jornalismo da TV Cultura. Combinou de ir voluntariamente ao DOI-CODI, na Vila Mariana, na manhã do dia 25 de outubro de 75 – de onde saiu sem vida.”

A postagem ressalta, ao concluir, que a lembrança dessa história volta-se a “reforçar a importância do respeito às diferenças, à democracia, aos direitos humanos e à liberdade”.

Palavras precisas. Iniciativa digna de aplausos.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.