ArteInformação

“O Festival mais descolado do Brasil”.

“O Festival mais descolado do Brasil”.

O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul chega à sua 4ª edição, desta vez em formato on line. É um tremendo feito. Mérito puro de seus idealizadores. Quase heroísmo, na verdade.

Segundo o site do evento, o projeto “começou em 2016, quando o produtor Isaac Huna, de São Paulo e radicado fazia pouco tempo em Jaraguá do Sul, foi desenvolvendo o projeto independente do piloto Limite Mortal (suspense), a ser rodado em Jaraguá do Sul – SC. E conversando com o arquiteto Ronaldo de Lima, sobre o piloto, foi nascendo a ideia do festival.”

Hoje a “ideia” é uma realidade – brilhante realidade. O Festival é ambicioso. Conta com a curadoria de Andrea Passos e Jessé Rodrigues e júri formado por Priscilla Avila, Alex Reis, Jo Rauen e Guilherme Fernandes. Abrange “mostras competitivas e não competitivas”. Dá espaço a filmes de ficção, documentários, animações, experimentais e videoclipes – tudo isso em curtas-, médias- e longas-metragens. Está aberto a todas as línguas e linguagens, a artistas profissionais e amadores, ao cinema em sua expressão mais ampla – e, talvez por isso, mais espontânea. Talvez por isso o título de “Festival de Cinema mais descolado do Brasil”.

Embora as “mostras” estejam programadas pra setembro, o Festival já está em curso. As inscrições já começaram, com prazo até 30 de abril. Estão previstas “ações culturais” que funcionam, por assim dizer, como saborosas preliminares. A primeira, um curso gratuito com o escritor Carlos Henrique Schroeder, “Entre a imagem e a escrita”, definitivamente imperdível. Outras ações virão em breve. Informe-se no site (http://festhome.com/festival/3591) e nas redes sociais do evento. Acompanhe.

“Aqui os sonhos acontecem”, diz o slogan do Festival, que condiciona: “se você imaginar”. Talvez essa condição reflita demasiada modéstia dos organizadores. Graças a seu mérito (ou quase heroísmo), o sonho já está acontecendo.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.