Normalmente, as animações em curta-metragem são comparadas às fábulas fabulosas por lançarem as mensagens metaforicamente. Apenas dando um _start_ na discussão que há por vir. Sim, todo bom curta continua no papo entre os espectadores. E, se quando citamos animação já nos vem ao pensamento as crianças, esta categoria é uma excelente “desculpa” para uma aproximação de pais e filhos sobre determinados assuntos. Apesar de que muitas obras são direcionadas ao público adulto (o que ratificaremos a seguir). Portanto, continuando minha saga no Óscar 2022, situo, de uma forma mais direta, os indicados à melhor animação em curta-metragem com as minhas notas ao final. São eles:
_A SABIÁ SABIAZINHA_
Produzida na Inglaterra em stop motion e distribuída pela Netflix, é uma jornada agridoce de uma pequena sabiá numa família de ratos, na afirmação de que a nossa verdadeira natureza independe de raça, cor, credo ou gênero. Pois até o nosso maior defeito pode ser a nossa melhor habilidade. Parafraseando Paulo Leminski, isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além. Nota 7,0.
_AFFAIRS OF THE ART (ASSUNTOS DA ARTE)_
Quantas obsessões uma família pode ter? E todas essas obsessões são arte? Pois para a família de uma proletária dona de casa toda excentricidade é uma celebração turbulenta e emocionante da arte. Ou da obsessão pela arte. De estilo visual fluido e dinâmico, os traços soltos e largos do desenho em 2D são compatíveis com o humor empregado neste curta canadense. Porém, muito carregado de morbidez e idiossincrasias que irritam. Nota 6,5.
_BESTIA_
Baseado numa história real de uma mulher violenta que trabalhava para o governo de Pinochet, este curta chileno é uma pulsação de emoções, que, propositalmente, rememoram os horrores causados pela ditadura daquele país. Os danos psicológicos são iguais a um tiro na cabeça. E, nesta viagem em stop motion, a expressão da protagonista é a mesma do início ao fim, sem sentimento, sem alma, sem vida. Importantíssima animação. Nota 8,5.
_BOXBALLET_
A bela e a fera podem se apaixonar e terem uma vida feliz juntos. Para isso, precisam de sonhos, sacrifícios, esperança e persistência, além do amor obviamente. E este curta russo entrega tudo com senso de humor, profundidade emocional e um quê de magia que os contos de fada exigem. Porque ser e parecer é a dualidade mais metafísica entre as formas e conteúdos. Os contrastes estão no ar. Nota 7,5.
_THE WINDSHIELD WIPER (O LIMPADOR DE PARA-BRISA)_
Uma pergunta de infinitas respostas: o que é o amor? Ao perceber os múltiplos espectros de tal questão, o cineasta espanhol Alberto Mielgo percorreu por diversas partes do mundo, entre pessoas de gêneros e idades diferentes, para chegar à sua conclusão – o amor é uma coisa mais profunda que um encontro casual. Mesmo os mediados por um clique tecnológico. Uma grata surpresa. Nota 7,5.
Reitero que são apenas percepções pessoais. E espero (ou não) estar errado nas minhas avaliações. Continuarei assistindo aos filmes e, assim que for fechando as categorias, exporei minhas ideias. Até mais ver!
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