Informação

Por que celebrar os 200 anos de Fritz Müller?

Por que celebrar os 200 anos de Fritz Müller?
Estátua de Fritz Müller em Blumenau. Foto: Patrick Rodrigues

“Você já viu num alemão simpático, de gostos simples, conhecido por sempre andar pelas florestas de pés descalços com o seu cajado? Esse homem é Fritz Müller e por trás dessa aparência existia um homem brilhante e que trouxe enormes contribuições para a ciência. Através do seu trabalho como naturalista, ajudou a fortalecer a teoria da evolução de Charles Darwin. O chamado mimetismo mulleriano é uma homenagem a Fritz haver sido seu primeiro descritor. O ‘príncipe dos observadores’, tal como chamado por Darwin, viveu em Santa Catarina por 45 anos.”

Esta é a apresentação que consta do site, dedicado a Fritz Müller, do projeto de extensão do Departamento de Farmacologia da UFSC. Apesar de um pouco caricato, o texto tem o mérito de exaltar a obra e os títulos do “alemão simpático” que se encantou por Santa Catarina e fez desta terra sua nova casa.

Na próxima semana completam-se 200 anos do nascimento de Fritz Müller. Em celebração da data, ocorrerá em Blumenau (Alameda Rio Branco, 476) a “Galeria de Céu Aberto”, projeto idealizado pelo artista Luiz Bernardes. Será constituído de grandes painéis expostos em tapumes de construtoras, muros de empresas e em lugares públicos com paredões disponíveis. A iniciativa conta com apoio institucional da prefeitura de Blumenau, Secretaria Municipal de Cultura e Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. 

Segundo o site da Prefeitura blumenauense, “a exposição apresenta de forma impressa a história do cientista, formação na Alemanha, sua vinda para Santa Catarina e as contribuições para a ciência mundial, com detalhes da fauna e flora da região. Será uma verdadeira galeria de arte, cultura e educação a céu aberto, que poderá ser vista ao vivo e a cores, inclusive podendo ser usada como material didático, de pesquisa e estudo. (…) Trata-se de uma biografia detalhada de Fritz Müller fora das telas do computador, em tempo real e disponível a toda a comunidade nas 24 horas do dia”.

A ideia merece aplausos. A instalação, dando à arte uma proximidade maior com o público, é muito bem pensada. O tema, por sua vez, dispensa comentários. Fritz Müller é uma figura exemplar. Não apenas por sua contribuição à ciência (para saber mais, clique aqui), mas sobretudo por sua paixão pela natureza deste Estado. Celebrar seu legado é uma forma de reconhecer o patrimônio natural de nossa terra – e então a necessidade de preservá-lo.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.