Opinião

Voimer Cataneo: “No último dia 17 de abril, quem faria 63 anos era Pete Shelley vocalista e guitarrista do Buzzcocks, a banda que deu mais coração ao punk rock.”

Voimer Cataneo: “No último dia 17 de abril, quem faria 63 anos era Pete Shelley vocalista e guitarrista do Buzzcocks, a banda que deu mais coração ao punk rock.”

Enquanto nos Estados Unidos os Ramones tocavam cada vez mais rápido, e na Inglaterra os Sex Pistons estavam cada vez mais arrogantes, surgia em 1976, os Buzzcocks, em Bolton, Inglaterra.

A banda tinha como destaques Pete Shelley e o guitarrista, Steve Diggle. Como muitas bandas da época, os Buzzcocks começaram após Pete Shelley ter visto um show dos Sex Pistols em Londres. Com esforço, já que nenhuma casa de shows gostava de receber os Pistols, trouxe a banda para tocar em Manchester, cidade próxima a Bolton, onde os Buzzcocks tocariam como banda de abertura. Ocorre que metade da banda sentiu a pressão de abrir para os Pistols e pularam fora. Resultado: Pete Shelley ficou sem banda para fazer o show.

Os Buzzcocks faziam um punk rock mais cadenciado e melódico, com músicas sobre relacionamentos e garotas, as maiores preocupações dos garotos do norte da Inglaterra. Embora não tenham desfrutado de tanta popularidade pelo mundo, possivelmente tenham sido a terceira banda de mais sucesso do punk rock inglês. Não se via muito da raiva dos Pistols ou do engajamento do Clash, seus contemporâneos e dizia Shelley que eles estavam mais para quatro bons garotos que provavelmente você levaria para apresentar aos seus pais.

O maior hit da banda por certo foi “Ever Fallen in Love (With Someone You Shouldn’t’ve)”, de 1978, que teve dezenas de covers, dentre as quais, considero a mais legal, uma versão meio “bossa nova-samba” da banda francesa Nouvelle Vague. Outras duas músicas que considero o top 3 deles são “Love You More” (1978) e “You Say You Don’t Love Me” (1979). O disco que considero mais interessante, “Love Bites” (1978).

A banda encerrou as atividades em 1981, para depois ter diversas voltas a partir de 1989. Pete Shelley faleceu em 2018, em Tallinn, na Estônia, onde ele e sua esposa, que era estoniana, se mudaram em 2012 para fugir do agito de Londres, onde havia vivido por 30 anos.

Voimer Cataneo

Voimer é apaixonado por música e futebol. Mora em Florianópolis.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.