Opinião

Voimer Cataneo: Quando o punk já dava seus primeiros sinais de desgaste, surge o Minor Threat

Voimer Cataneo: Quando o punk já dava seus primeiros sinais de desgaste, surge o Minor Threat

No começo dos anos 80, quando o movimento punk já dava seus primeiros sinais de desgaste, alguns jovens da capital americana montaram uma banda que seria para sempre influente na cena hardcore, o Minor Threat.

Fundada em Washington D.C., no ano de 1980, o Minor Threat é uma banda icônica por três motivos: foi a primeira banda de Ian MacKaye, popularizou o hardcore americano e, pode-se dizer, iniciou um movimento de contracultura chamado “Straight Edge”. Seu fim se deu no ano de 1983.

Ian Mackaye é uma daquelas pessoas que você pode considerar icônicas, foi o frontman de três bandas de muita consideração na cena underground americana. Além do Minor Threat, também era vocalista do Embrace e, mais tarde, do Fugazi. Além disso, foi o fundador da gravadora Dischord Records, que era praticamente um selo de originalidade para bandas independentes da época.

Ao contrário do punk inglês, que no seu começo, com os Sex Pistols, só se falava em destruição e falta de futuro para a juventude inglesa, o Minor Threat era mais politizado, apontava o que estava errado e propunha mudanças. Uma delas se deu pela criação do termo Straight Edge. Outra, que a própria banda era responsável pela criação, distribuição da música e show. O “DIY” – “Do It Yoursellf” era realmente levado a sério.

Foi a música “Straight Edge”, talvez a mais conhecida da banda, que deu nome ao movimento. Em seu primeiro verso, Ian já mandava que “I’m a person just like you, But I’ve got better things to do, Than sit around and fuck my head, Hang out with the living dead, Snort white shit up my nose, Pass out at the shows, I don’t even think about speed, That’s something I just don’t need, I’ve got straight edge”.

Já em “Out of Step” foi cunhada a maneira de pensar de Ian, que foi seguida como regra por toda uma subcultura. Como poderia levar o punk mais além, como fazer o que não esperavam daqueles jovens? Ian Mackaye dava as diretrizes: “I don’t smoke, Don’t Drink, Don’t Fuck, At least I can fucking think”. Tocada de maneira ainda mais rápida e agressiva que o punk rock, estava fundado os pilares do movimento Straight Edge, músicas mais rápidas, shows mais agitados e, principalmente, o estilo de vida de não fumar, não beber, não usar qualquer tipo de drogas e não ter uma vida promíscua. O motivo foi ele ter testemunhado a perda de amigos devido ao abuso de drogas e álcool desde cedo. Ainda é muito ligado a este movimento o veganismo.

O movimento não se identificava mais como o visual desleixado e cabelos coloridos do punk, a marca de identificação era a letra “x” pintada ou tatuada sobre a mão. A referência era porque nas festas americanas os menores de idade eram pintados com um “x” na mão para que os comerciantes pudessem identificar para quem não poderiam vender ou não bebidas alcoólicas.

Essas premissas foram levadas tão a sério que os seguidores dessa nova tribo se tornaram radicais ao extremo, tudo o que Ian não queria. Em 1983 a banda regravou “Out of Step”, e foi acrescentada uma “ponte” onde, de modo falado, Ian explicava que “straight edge is not a set of rules; I’m not telling you what to do. All I’m saying is there are three things, that are like so important to the whole world that I don’t happen to find much importance in, whether it’s fucking, or whether it’s playing golf, because of that, I feel… I can’t keep up…”

Outra polêmica que a banda se envolveu foi por causa da canção “Guilty of Being White”. Embora Ian seja notadamente antirracista, ele fez essa banda relatando a sua experiência de ser um dos poucos brancos em uma escola pública de maioria negra em um bairro pobre do D.C.. Algumas bandas neonazistas europeias fizeram covers dessa música dando uma nova conotação e pronto, a confusão foi feita. |Até hoje, extremamente contrariado, Ian dá explicações sobre esse fato.

O fim do Minor Threat se deu por aqueles motivos de sempre, divergência quanto ao futuro da banda. Em 1989 foi lançada uma coletânea que envolvia o único disco de estúdio e três EP’s, chamado “Complete Discography”. Na capa está o irmão de Ian, Alec MacKeye, sentado em uma escada de cabeça baixa em fundo vermelho, figura clássica, como tudo que a banda representou.

Voimer Cataneo

Voimer é apaixonado por música e futebol. Mora em Florianópolis.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.