Informação

A liberdade de ofender

Uma ação judicial polêmica, que chega agora à Suprema Corte do Canadá, tem dividido a opinião pública. De um lado, Jérémy Gabriel, um jovem cantor. De outro, Mike Ward, um comediante de sucesso. Gabriel tem síndrome de Treacher Collins, doença rara que causa deformidades no rosto e no crânio. Ainda adolescente se tornou famoso. Aos 13 anos passou a ser alvo das piadas de Ward. 

As instâncias inferiores acolheram a ação. Consideraram que Ward causou danos indenizáveis a Gabriel. O advogado deste último sintetizou as razões desse entendimento: “Se não fosse por sua deficiência, Gabriel não teria sido alvo das piadas”.

Agora, perante a Suprema Corte, a discussão se acirra. Várias personalidades têm apoiado posição de Ward, temendo que o julgamento restrinja a liberdade de expressão. Seu advogado resume o argumento numa frase curiosa: “Ninguém tem o direito de não ser ofendido”.

Tradução à parte (está em inglês no original), a tese é ousada. Será que convencerá a Corte canadense? E você, ela convence?

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.